sexta-feira, 18 de julho de 2008

Beleza


Para algo ser belo deve automaticamente ter simetria e harmonia, mas não é apenas isso que influencia no conceito de beleza.

No século XVII para a mulher ser considerada bela ela tinha que ser gorda, só as ricas eram gordas, estas não trabalhavam e tinham condições financeiras para isso. A mulher considerada bonita é aquela que é considerada “bem adaptada” pelo meio, é aquela que não tem calos na mão, que não tem cicatrizes, que não é fedida, nem suja, pois essas características são de "trabalhadoras" (que fazem o serviço braçal, pobre, “mal adaptadas”).

O Tigre por exemplo, é forte, veloz, está no topo da sua cadeia alimentar e isso nos traz admiração, e automaticamente o achamos belo, sendo que um tigre que é maltratado o cérebro irá interpreta-lo como feio.

Essa interpretação referente ao feio e ao bonito foi essencial para escolher os melhores parceiros, pois escolher o melhor adaptado é aumentar a probabilidade de nossa cria ser “bem adaptada” e automaticamente a probabilidade desta sobreviver e transmitir essa característica de distinguir o bonito do feio para suas crias.

O modo ver o belo é diferente e pessoal, porque os valores são individuais, e estes (valores) estão ligados com a visão de “bem adaptado”, logo a beleza não é igual para todos.

Sem comentários: