quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Nascimento da Monogamia Masculina


O “nascimento” da monogamia masculina está totalmente ligado ao “nascimento” dos “Dez mandamentos”.

“A história de José, um dos filhos de Jacó, narra como os israelitas foram parar no Egito, onde foram escravizados pelos faraós. A Bíblia conta de que maneira Moisés os tirou dali e, depois de quarenta anos errando no deserto, levou-os a Canaã, a Terra Prometida. Durante a travessia do deserto Deus — Javé — deu a Moisés, no monte Sinai, as duas tábuas da Lei com os dez mandamentos a que os israelitas deveriam obedecer. Dessa forma, fez-se um pacto segundo o qual os israelitas deveriam reconhecer a existência de um só Deus, e em troca se tornariam o povo escolhido de Deus. Receberiam sua ajuda e seu apoio, desde que cumprissem o que lhes cabia no acordo e obedecessem às leis de Deus.” (1)

Os Dez Mandamentos foram criados ou “enviados” por Deus para ter um maior controle da sociedade e criar uma maior união entre todos os seus membros.

Dez Mandamentos:
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
l0°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (2)

- Segundo o Vaticano, no Artigo 7:

1609. Na sua misericórdia, Deus não abandonou o homem pecador. As penas que se seguiram ao pecado - «as dores do parto» (Gn 3, 16), o trabalho «com o suor do teu rosto» (Gn 3, 19) - constituem também remédios que limitam os malefícios do pecado. Depois da queda, o matrimónio ajuda a vencer o fechar-se em si mesmo, o egoísmo, a busca do próprio prazer, e a abrir-se ao outro, à mútua ajuda, ao dom de si.

1610. A consciência moral, relativamente à unidade e indissolubilidade do matrimónio, desenvolveu-se sob a pedagogia da Antiga Lei. A poligamia dos patriarcas e dos reis ainda não é explicitamente criticada. No entanto, a Lei dada a Moisés visa proteger a mulher contra o arbitrário domínio por parte do homem, mesmo quando a mesma Lei comporta também, segundo a palavra do Senhor, vestígios da «dureza do coração» do homem, em razão da qual Moisés permitiu o repúdio da mulher (Cf. Mt 19, 8; Dt 24, 1).

1611. Ao verem a Aliança de Deus com Israel sob a imagem dum amor conjugal, exclusivo e fiel (Cf. Os 1-3; Is 54; 62; Jr 2-3; 31; Ez 16, 23), os profetas preparam a consciência do povo eleito para uma inteligência aprofundada da unicidade e indissolubilidade do matrimónio(Cf. Mal 2, 13-17). Os livros de Rute e de Tobias dão testemunhos comoventes do elevado sentido do matrimónio, da fidelidade e da ternura dos esposos. E a Tradição viu sempre no Cântico dos Cânticos uma expressão única do amor humano, puro reflexo do amor de Deus, amor «forte como a morte», que «torrentes da água não conseguem apagar» (Cant 8, 6-7).(3)

Os trechos que coloquei em negrito são importantes para perceber a união que foi criada entre os indivíduos dessa sociedade e o aumento do controle e do poder por parte dos reis privando os cidadãos dos seus desejos naturais. Essas leis ou mandamentos foram extremamente importantes para poder sobreviver durante quarenta anos no deserto.
A Páscoa Judaica está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito (4). Toda essa históra foi “endeusada” e se tornou um mito, pois foi uma grande conquista desse povo.

Referências:

(1) Gaarder, Jostein; Victor Hellen e Henry Notaker – O Livro das Religiões
(2) http://vindeespiritosanto.vilabol.uol.com.br/verdades.htm

(3) O sacramento do matrimônio. http://www.vatican.va/archive/catechism/part_2/documents/cathechism_part-2-section-2-chapter-3-art.-7_po.html
(4) http://en.wikipedia.org/wiki/Passover

2 comentários:

Unknown disse...

Este seria o nascimento da monogamia pelo ponto de vista Católico?

Caio Mariani disse...

Olá Garrafinha,

Sim, pelos ponto de vista judeu-cristão, mas esse ponto de vista é o ponto de vista ocidental atual, foi o que mudou os conceitos.