sábado, 19 de julho de 2008

O Prazer pelo Exótico

Exótico é algo diferente, desconhecido que atiça a nossa curiosidade, que nos atrai. O exótico é individual, pois o diferente, desconhecido é individual. Porque temos curiosidade (desejo de saber, de ver, de conhecer, de se instruir;)?

Os bebes tem maior curiosidade porque eles conhecem menos que os adultos e quando vêem algo que considerem exótico, tem vontade, desejo de conhecer. Pode ser um objeto por exemplo, principalmente se estamos mexendo com ele, a criança chora até conseguir pegar no objeto e o analisar.

Conforme vamos crescendo vamos perdendo a curiosidade, pois vamos conhecendo as coisas. E as “coisas” vão deixando de ser exóticas e passam a ser normais.

Os individuos que sentiam prazer no exótico, eram os que faziam novas descobertas e procuravam descobrir as coisas, logo tinham maior chance de sobreviver e reproduzir o “prazer pelo exótico” para suas crias.

Por isso que temos prazer ao ver um por ou nascer do sol, são nessas horas que o sol fica na nossa direção e mais longe da terra (os raios solares são mais fracos). É no crepúsculo do sol que temos a oportunidade de o olhar e temos prazer nisso, pois ele tem seu lado exótico, pois por mais que o vemos todos os dias e sabemos o que é o sol ainda temos curiosidade, pois associamos o sol ao cosmo. Antigamente quando não o “conheciam” ele era um Deus. Pode se dizer o mesmo para uma noite estrelada, uma aurora boreal entre outros.




Peço que analisem as fotos que coloquei acima. Vocês notam uma diferença entre os dois pôr-do-sol? Entre o céu estrelado e a aurora boreal? Quando mais diferente, desconhecido não é maior a atracão, o prazer?

Quando vemos a foto da praia nos sentimos atraídos por ela, isso acontece porque o cérebro interpreta a foto como um lugar ideal para se viver.


Mas não é isso que acontece com a foto da Antartica, sentimos prazer em ve-la também, mas não porque a achamos bela e sim porque a achamos exótica, diferente, desconhecida e temos curiosidade em conhece-la. Esse fator foi essencial para a convivência dos seres humanos, se isso não acontecesse todos viveriam em lugares quentes perto das praias ou dos rios, não existiriam vikings, nem esquimós. O prazer em descobrir novos lugares foi essencial para diminuir a concorrência pelo nicho e impulsionar um deslocamento humano.

O belo, assim como o exótico, nos atrai e nos dá prazer, mas isso acontence pois o belo é algo “bem adaptado” (diferente do exotico), os individuos que sentiam prazer pelas coisas “bem adaptadas” sobreviviam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola Caio
E quando o exótico nos traz um misto de prazer e medo? E quando o exótico nos traz mais a certeza do nosso tamanho exato neste planeta/universo do que prazer? Pois é o que acontece comigo quando olho por exemplo a Aurora Boreal, um sentimento muito mais de angústia, de incerteza do que de prazer, apesar deste também se fazer presente.Nesses momentos me sinto uma particula quase rídicula que algumas vezes se pensa importante e que faz diferença..
O blog esta nota dez, continuem...

Caio Mariani disse...

Maria,

Com certeza, por essa sensação que o exotico nos proporciona, fez com que este seja interpretado como algo sobrenatural.

Abraços,

Caio