sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sobre a Flor e a Barata



No texto sobre Beleza foi colocado que a simetria e a harmonia (proporção) influem nos nossos conceitos de beleza e partindo do principio óbvio que o belo atrai e o feio repeli, percebemos que essas característica foram essenciais para a sobrevivência dos seres vivos.

É de conhecimento de todos que a flor é um órgão encontrado em certos tipos de planta e a sua função é a reprodução. Algumas flores precisam dos insetos para espalhar os polens, então elas tem que ser belas (ter simetria e harmonia), para atrair os insetos e assim a reprodução ser bem sucedida. As flores que eram belas eram as que atraiam os insetos se reproduzindo mais e transmitindo essa simetria e harmonia.

Alguns animais são considerados fofos (diferente de belo), pois tem características similares a de um nenê, como olhos grandes e formas arredondadas. Os homens que tinham prazer ao ver um nene cuidavam mais deles aumentando a chance de sobrevivencia da sua cria e automaticamente transmitindo essa caracteristica.


O feio pode ser dividido em duas categorias: repugnantes e feios. Os repugnantes são os que transmitem doenças como as baratas, aranhas, morcegos, ratos entre outros, os indivíduos que sentiam repulsa sobreviviam, pois não adquiriam doenças. Os feios são os que não tem simetria e harmonia, pois associamos essas características a doença, deformidade.

Percebemos que os nossos conceitos de feio e belo não são algo que “escolhemos”, mas que foram ditados pela natureza. Ou alguém acha uma barata bonita e uma flor feia?

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que as baratas são feias, né? Se existem desde antes da Era Glacial sendo repugnantes, imagina se fossem bonitas ou fofas? Seria algo como "Joe e as baratas"!
heiuaheiuaheiuaheiuaheiuahiue

Anónimo disse...

hum... acho que a Raphaela já está querendo fazer sua própria criação.
Não adianta! Elas são repugnantes e ninguém vai te deixar fazer isso!! rsrs
Inspire-se na flor que o Caio colocou, ou até na nenén. :-)